De acordo com a autora, Djavan é um compositor que escapa à tendência puramente comercial da música popular brasileira contemporânea. Ele chama a atenção pelas características bem pessoais de sua obra e apresenta em suas canções uma beleza e criatividade de suas metáforas, que algumas vezes beiram o nonsense. Além disso, as referências à natureza, ao mar e às cores, especialmente azul, marcam fortemente a sua obra.
No livro, Maria Heloisa Melo de Moraes destaca a forte presença de referências marcantes de Alagoas em sua memória, o que influencia diretamente nas suas composições. O cantor é uma referência na Música Popular Brasileira (MPB) e tem sua história e trajetória retratadas na revista Graciliano nº 26, publicada pela Imprensa Oficial em 2016.
O livro “Cor, Som e Sentido” é considerado uma importante obra para entender as canções-poemas de Djavan e pode ser adquirido na loja online da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Outras obras escritas por mulheres extraordinárias também compõem a coleção, lançada durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
Djavan é um artista que encanta e emociona com suas composições e letras marcantes, que carregam em si toda a poesia e sonoridade que são suas marcas registradas ao longo de 75 anos de vida. Parabéns, Djavan!