A decisão da MLS foi embasada no fato de Messi ter violado a política da liga em relação ao contato físico no rosto/cabeça/pescoço de um adversário ao fim do jogo. O Comitê Disciplinar da entidade realiza relatórios mensais sobre incidentes desse tipo, e o jogador argentino acabou sendo penalizado por suas ações.
Além do episódio com o assistente técnico, Messi também se envolveu em uma discussão com o árbitro Alexis Da Silva após o apito final da partida. Segundo informações da TyC Sports, o atacante teria chamado o juiz de “covarde” em meio às reclamações sobre as decisões tomadas durante o jogo.
É importante ressaltar que, mesmo com o desentendimento no fim da partida, Messi contribuiu diretamente para o resultado, dando a assistência para o gol de Telasco Segovia nos momentos finais do confronto. No entanto, a postura do jogador ao fim da partida acabou manchando sua atuação em campo.
O astro argentino deixou o gramado visivelmente irritado, em um momento que contrastou com a genialidade e categoria que costumam caracterizar seu desempenho esportivo. Resta agora aguardar para ver como Messi irá lidar com as consequências de seus atos e se essa polêmica terá impacto em seu futuro na MLS.