Os fiscais da Seminfra constataram que o esgoto proveniente do salão de festas do condomínio estava sendo despejado diretamente na rede de drenagem pluvial, negligenciando o sistema de tratamento de esgoto. A rede de drenagem, por sua vez, estava repleta de resíduos, o que representava uma ameaça à saúde pública e ao meio ambiente, visto que os dejetos contaminam o mar.
O condomínio foi autuado pela Semurb e terá que arcar com uma multa. O fechamento da conexão clandestina será realizado pela Seminfra, enquanto o condomínio terá que regularizar o despejo de esgoto.
A Operação Línguas Sujas foi lançada em dezembro de 2022 com o intuito de identificar e fechar ligações clandestinas de esgoto em Maceió. Desde então, diversos imóveis foram autuados e várias conexões irregulares foram desativadas de acordo com a Lei N° 4548/96 (Código Municipal de Meio Ambiente). Até o momento, 168 ligações irregulares foram desativadas.
A Prefeitura de Maceió solicita a colaboração da população para denunciar casos de ligações clandestinas de esgoto. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156 ou pelo aplicativo Colab.
Portanto, a ação da Operação Línguas Sujas vem sendo fundamental para evitar danos ao meio ambiente e à saúde da população, garantindo que as normas ambientais e de saneamento sejam rigorosamente seguidas na capital alagoana.