Avaliando a última eleição municipal para prefeitos e vereadores no Brasil, Adeilson Bezerra destacou a importância do encontro para preparar o partido para o próximo pleito. Ele afirmou que nos próximos dias serão anunciadas grandes mudanças em relação à federação nacional. O evento resultou na elaboração de um manifesto que pretende unificar as vozes do partido em torno de um propósito comum para o cenário político do país.
No encontro, ficou acordado que haverá um debate sobre a formação de uma federação nacional para a disputa eleitoral de 2026, onde outros partidos como o PSDB, Cidadania, PRD e PV também serão avaliados para possível aprovação. Essa federação colocaria o Solidariedade como o sexto partido em relação ao fundo partidário e ao tempo de TV disponível durante as eleições.
A realização do evento foi considerada fundamental pela Executiva Nacional do partido para que cada liderança pudesse compartilhar suas perspectivas e colaborar na construção de um caminho coletivo para o futuro. O diálogo estabelecido no encontro foi destacado pelo presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, como essencial para fortalecer não apenas o partido, mas também a democracia brasileira como um todo.
Por fim, o secretário-geral do Solidariedade, Luiz Adriano da Silva, ressaltou a importância do encontro como espaço de troca e construção conjunta, projetando os próximos passos do partido rumo a 2026. A diversidade de visões regionais do Solidariedade foi evidenciada, com a valorização do diálogo como instrumento para compreender as particularidades de cada estado brasileiro.