O crime ocorreu enquanto Ribeiro falava ao celular em frente à sua residência e foi executado a tiros por dois pistoleiros que estavam em uma motocicleta. Norteño possui uma vasta ficha criminal, com mandados de prisão por homicídio e sequestro, e é considerado o número 1 do PCC na fronteira entre Brasil e Paraguai.
Durante a tentativa de fuga, o líder criminoso apresentou documentos falsos, com identidade paraguaia, quando foi abordado pela equipe do BPFron, da Polícia Militar do Paraná. Após ser detido, ele foi encaminhado à Polícia Federal em Cascavel, onde ficará à disposição da Justiça.
As autoridades locais consideram Norteño como um dos últimos grandes líderes da facção criminosa e destacam a importância da sua prisão para a segurança na região. A captura do suspeito foi resultado de um trabalho conjunto das forças de segurança do Brasil e do Paraguai.
Agora, as investigações seguem para identificar outros possíveis cúmplices e desarticular as atividades ilícitas lideradas por Norteño. A população local espera que a prisão do líder do PCC resulte em uma redução da violência e do crime organizado na região de fronteira.
É fundamental que as autoridades policiais permaneçam vigilantes e trabalhem em conjunto para combater a atuação de facções criminosas como o PCC e garantir a segurança e a paz nos territórios fronteiriços entre os dois países.