Lenda do surf brasileiro, Taiu Bueno falece aos 62 anos após longa trajetória de superação e contribuição para o esporte.



O surfista Octaviano Augusto Campos Bueno, conhecido como Taiu Bueno, faleceu aos 62 anos neste domingo. Conhecido por ser um dos pioneiros no Brasil em surfar ondas grandes, Taiu marcou época nas décadas de 1970 e 1980 como um dos principais “big riders” do mundo.

Ele alcançou o sétimo lugar no Pro Class Trials, no Havaí, em 1983, e no ano seguinte sagrou-se campeão brasileiro profissional em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Sua carreira foi interrompida em 1991, quando sofreu um acidente grave na praia de Paúba, lesionando a medula espinhal durante um treino. Apesar de ter ficado tetraplégico, Taiu lutou bravamente e conseguiu se locomover com uma cadeira de rodas após uma longa recuperação.

Mesmo após o acidente que mudou sua vida, Taiu Bueno se manteve ativo no mundo do surfe. Ele atuou como comentarista em campeonatos, tornou-se palestrante motivacional e desenvolveu projetos para promover a acessibilidade no esporte. Em 2010, fundou a ONG Sociedade Mais Forte, que visa promover a inclusão social de pessoas com deficiência através do surfe adaptado, no Guarujá.

O velório de Taiu Bueno está marcado para esta segunda-feira, às 5h, no Cemitério Gethsemani Morumbi, em São Paulo, com o sepultamento previsto para às 11h. A morte de Taiu Bueno entristece o mundo do surfe, mas seu legado como pioneiro e sua luta pela inclusão continuarão sendo lembrados e valorizados por todos que o admiravam.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo