Matéria reproduzida do site Cada Minuto
O Portal CadaMinuto, em parceria com o Ibrape, conduziu uma pesquisa de opiniões eleitorais no município de Junqueiro entre os dias 18 e 19 de julho. A amostra, composta por 700 entrevistas, buscou entender as intenções de voto da população local para as próximas eleições. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 05697/2024.
Com um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,64 pontos percentuais, a pesquisa apresenta um panorama relevante sobre o cenário político de Junqueiro. Quando questionados sobre a administração do atual prefeito, Leandro Silva, 63% dos entrevistados avaliaram a gestão como ótima ou boa, 20% consideraram ruim ou péssima, e 17% classificaram como regular.

Além disso, 73% dos participantes afirmaram aprovar a gestão de Leandro Silva, enquanto 26% desaprovaram. Apenas 1% dos entrevistados não souberam ou não responderam à questão.

No cenário espontâneo, isto é, quando os eleitores foram perguntados em quem votariam se a eleição fosse hoje, Leandro Silva liderou com 40,9% das intenções de voto. Joãozinho Pereira apareceu com 23%, enquanto 36,1% dos entrevistados estavam indecisos ou não souberam responder.

No entanto, quando a pesquisa foi estimulada – ou seja, quando os nomes dos candidatos foram apresentados aos eleitores – Leandro Silva continuou na liderança com 53% das intenções de voto, seguido por Joãozinho Pereira com 35%. Nesse cenário, 11% dos entrevistados estavam indecisos, e 1% votariam em branco ou nulo.

Em relação à rejeição dos candidatos, a pesquisa revelou que 42% dos eleitores não votariam em Joãozinho Pereira de jeito nenhum, enquanto 29% não escolheriam Leandro Silva. Os outros 31% dos entrevistados estavam indecisos ou não souberam responder à questão.

Veja outras pesquisas CadaMinuto e Ibrape:
Ibrape/CadaMinuto: Pesquisa mostra avaliação do prefeito do Pilar e intenção de voto da população
Delmiro Gouveia: Pesquisa mostra avaliação da prefeita e intenção de voto da população
Santa Luzia do Norte: Pesquisa revela avaliação de prefeito e intenção de voto da população
Jacaré dos Homens: Pesquisa revela avaliação de prefeito e intenção de voto da população
São Luiz do Quitunde: Pesquisa revela avaliação de prefeito e intenção de voto da população