Durante a reunião, os procuradores-gerais abordaram o progresso das atualizações da plataforma Domicílio Judicial Eletrônico, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atualmente centraliza as informações processuais enviadas pelos Tribunais de Justiça de todo o Brasil. Outro tema relevante discutido no encontro foi a apresentação do Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori/AGU), que trouxe informações sobre o projeto “Caravana da Inovação”. Esta iniciativa tem como objetivo promover uma cultura de inovação nas procuradorias estaduais e municipais, além de estabelecer uma rede colaborativa para troca de experiências em áreas como tecnologia e inteligência artificial.
Adicionalmente, a reunião teve um tom emotivo, marcada pela despedida da procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, que se despediu da presidência do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH). Em um ambiente de integração e compromisso com a sociedade, os procuradores eleitos durante a reunião também expressaram sua dedicação à defesa dos direitos da população e à importância do Ministério Público.
Após a reunião ordinária, Lean Araújo participou da 2ª Reunião Extraordinária do CNPG, que ocorreu na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), onde foram eleitos os representantes para o CNMP. Continuaram no cargo a procuradora de Justiça Ivana Lúcia Franco Cei, do Ministério Público do Amapá, e o promotor de Justiça Fernando da Silva Comin, do Ministério Público de Santa Catarina. O promotor Alexandre Magno Benites de Lacerda, atual procurador-geral adjunto de Justiça Jurídico do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, foi eleito pela primeira vez.
Os novos conselheiros destacaram o papel essencial do CNPG na promoção da unidade do Ministério Público e enfatizaram a relevância do diálogo e da colaboração entre os membros da instituição.
