Além da regularização do título de eleitor, também é o último dia para a transferência do domicílio eleitoral, para aqueles que mudaram de endereço, e para a realização do cadastro biométrico. Para os eleitores que precisam fazer o primeiro título, é necessário comparecer a um cartório eleitoral, levando um documento de identificação com foto, como RG ou CNH, e comprovante de residência.
A data final para alterações nos títulos eleitorais foi estabelecida pela Lei das Eleições, que determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes da votação. Com isso, o acesso ao sistema só será permitido a partir do dia 5 de novembro. Este ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Para a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor precisa comprovar vínculo com a localidade em que deseja votar, seja residencial, afetivo, familiar, profissional ou comunitário. O procedimento pode ser feito pela internet, através da plataforma Título Net. É necessário residir no novo município há pelo menos três meses e ter passado um ano do último alistamento eleitoral ou transferência, com exceção dos servidores civis e militares e seus familiares.
Com o fim do prazo nesta quarta-feira, os eleitores precisam ficar atentos para não perderem a oportunidade de participar do processo eleitoral e exercerem sua cidadania. É importante garantir que todos os documentos e informações estejam em dia para evitar problemas no dia da votação.