Entre as proibições estabelecidas, estão bloqueios de ruas e rodovias estaduais e intermunicipais apenas para fins administrativos ou para a fiscalização de veículos nos dias de eleição. A medida visa garantir que o processo eleitoral transcorra de forma tranquila e sem entraves desnecessários. No entanto, em casos de infrações de trânsito que representem riscos para a segurança das pessoas, os veículos e condutores poderão ser abordados pelas autoridades.
É importante ressaltar que qualquer bloqueio de vias precisa ser comunicado à presidência do TRE-RJ com antecedência, juntamente com a justificativa da escolha do local e a finalidade da interrupção do tráfego, além de serem indicadas rotas alternativas para garantir a mobilidade das pessoas. A exceção a essa regra ocorre apenas em situações de flagrante desrespeito às normas de segurança no trânsito ou na ocorrência de crimes em andamento.
Com essas medidas, a Justiça Eleitoral e o governo do Rio de Janeiro buscam assegurar a lisura do processo eleitoral e a segurança de todos os envolvidos no pleito. Os cidadãos podem ficar tranquilos que as forças de segurança estão atentas e preparadas para garantir um ambiente seguro e democrático durante as eleições municipais.