O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou a importância da atuação da área de inteligência em parceria com a Polícia Militar, que identificou 93 locais de votação situados em áreas consideradas sensíveis. O deslocamento das urnas para esses locais exigia carros blindados e um forte aparato policial, o que levou à decisão de modificação dos locais para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral.
As alterações nos locais de votação foram planejadas de forma a deslocar os eleitores para áreas próximas de suas residências. De acordo com o desembargador Figueira, a distância média dos novos locais de votação em relação aos antigos não ultrapassa 1,5 km, facilitando o acesso e mantendo a comodidade dos eleitores.
O TRE divulgou que a Polícia Militar será responsável pela segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação em todo o estado, contando com o apoio da Guarda Municipal em 99 locais para auxiliar no controle do trânsito. Além disso, militares das Forças Armadas atuarão em 32 cidades, focando em 500 locais de votação e em vias expressas, reforçando a segurança e a tranquilidade do processo eleitoral no Rio de Janeiro.