O ponto alto das oitivas de hoje é o depoimento de Tarcísio Gomes de Freitas, atual governador de São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura, que irá se manifestar por videoconferência a partir das 8h. Ao longo da tarde, cinco outras testemunhas foram convocadas para apoiar a defesa de Bolsonaro, com inicio previsto para as 14h. Entre os convocados, destacam-se nomes como Jonathas Assunção Salvador Nery, ex-secretário executivo da Casa Civil, e Renato de Lima França, que atuou como ex-subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Também deve comparecer Wagner de Oliveira, coronel do Exército, que participou da auditoria das urnas eletrônicas, e Giuseppe Dutra Janino, ex-secretário de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral.
Nas primeiras horas do dia, também prestarão depoimentos testemunhas relacionadas ao ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, incluindo senadores e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. É relevante mencionar que a defesa de Bolsonaro desistiu de ouvir quatro testemunhas previamente convocadas, as quais incluem Almari Feres Saad, advogado associado à chamada “minuta do golpe”, e ex-ministros como Eduardo Pazuello e Gilson Machado.
Esses depoimentos representam a fase inicial de um processo que se arrasta por meses e será interrompida na próxima segunda-feira (2), quando o senador Rogério Marinho será ouvido. A denúncia da PGR aponta que Bolsonaro teria conhecimento de um plano denominado “Punhal Verde Amarelo”, que incluía ações para eliminar autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Além disso, a acusação menciona a existência de uma minuta de um decreto que teria a pretensão de suscitar um golpe de Estado, documento que ganhou notoriedade ao longo das investigações.
Os oito réus, juntamente com Jair Bolsonaro, constituem o que a PGR classifica como o núcleo crucial da trama, reconhecido pela Primeira Turma do STF, que aceitou a denúncia por unanimidade. As repercussões desse caso são amplas e a análise do que ocorrerá nas próximas etapas vem sendo acompanhada de perto pela sociedade e pela imprensa.