Segundo a ministra, o voto é essencial para a mudança e a melhoria dos ambientes em que vivemos, bem como do cenário político em que estamos inseridos. Ela reforçou que o direito ao voto foi uma conquista árdua no Brasil e que a luta pela garantia do voto secreto, universal, periódico e livre foi fundamental para a consolidação da democracia no país.
A exposição “O Voto no Brasil”, inaugurada nesta terça-feira pelo TSE, retrata de forma detalhada a evolução do voto democrático no país ao longo dos anos. Com base em pesquisas históricas realizadas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a exposição evidencia a conquista da votação universal e ressalta os momentos políticos que resultaram em restrições ao direito de voto da população, assim como os períodos em que o país avançou na garantia de direitos, como no movimento das Diretas Já.
A ministra Cármen Lúcia enfatizou a importância de se reconhecer a história do voto no Brasil e de se valorizar o exercício do voto como forma de promover a democracia e a participação cidadã. A exposição é uma oportunidade para os brasileiros conhecerem a trajetória do voto no país e para refletirem sobre a importância desse direito na construção de uma sociedade mais justa e democrática.