Durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, o prefeito fez a declaração em que criticou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por tentar antecipar o contrato que vence em 2028, para uma empresa que, segundo ele, não respeita os consumidores e constantemente apresenta problemas nos 24 municípios que atende em São Paulo. Ele afirmou que a medida é consensual entre as prefeituras da região.
Além da questão da concessão de energia elétrica, durante a reunião foram discutidos outros temas importantes, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que visa mudar as regras de limites de pagamento de precatórios pelas cidades, a situação dos serviços de mototáxi, a mudança de nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal e a integração dos sistemas de monitoramento por vídeo.
A concessionária Enel foi procurada pela Agência Brasil para comentar sobre a ação dos municípios, e em nota, a empresa anunciou um investimento de R$ 10,4 bilhões de 2025 a 2027 para melhorar e expandir o sistema de distribuição de energia na região. A Enel ressaltou seu compromisso em fornecer um serviço de qualidade aos clientes e afirmou que cumpre todos os compromissos estabelecidos no contrato de concessão.
Por sua vez, a Aneel emitiu uma nota informando que as condições que prevêem a renovação antecipada das concessões são uma política pública de competência do Poder Concedente e estão previstas em decreto. A agência explicou que ainda não foi aprovado um contrato de concessão para a Enel-SP, mas sim um modelo de contrato que será adotado caso o pedido de renovação seja aceito pelo Ministério de Minas e Energia.
A Aneel também destacou que há um termo de intimação contra a Enel São Paulo, e enquanto esse processo estiver em aberto, a renovação da concessão não poderá ser efetuada. A empresa de distribuição de energia elétrica garantiu que está tomando medidas para melhorar seus serviços, como contratação de mais eletricistas, aumento das manutenções preventivas e investimento em tecnologia. Nos primeiros dois meses deste ano, a Enel reduziu em 40% o tempo médio de atendimento, alcançando o melhor indicador dos últimos sete anos.