JUSTIÇA – PF apreende passaporte da ex-diretora da Americanas, alvo de investigação por fraude bilionária, ao chegar em Guarulhos.

A manhã desta segunda-feira (1º) foi agitada no Aeroporto Internacional de Guarulhos com a chegada da ex-diretora da Americanas, Anna Cristina Ramos Saicali, vinda de Portugal. A Polícia Federal (PF) apreendeu o passaporte da executiva, cumprindo uma decisão judicial.

Acompanhada por seu advogado, Anna Cristina entregou o documento por volta das 7h30, atendendo às exigências da Justiça. Com sua volta ao Brasil, a executiva foi retirada da lista de procurados da Interpol, já que era alvo de um mandado de prisão que foi convertido em medida cautelar para não se ausentar do país.

Essa ação da PF faz parte da Operação Disclosure, que investiga fraudes contábeis no Grupo Americanas que resultaram em prejuízos bilionários à empresa. Tanto Anna Cristina quanto o ex-CEO Miguel Gutierrez foram alvos dessa operação. Gutierrez, que atualmente reside em Madrid, na Espanha, chegou a ser preso na semana passada, mas foi liberado posteriormente, alegando não saber ou participar das fraudes.

A defesa de Gutierrez afirmou que o ex-CEO vem colaborando com as autoridades, prestando esclarecimentos e reforçando sua confiança nas autoridades brasileiras e internacionais. A Americanas S.A. informou no ano passado que foi vítima de fraude contábil no valor de R$ 25,3 bilhões, manipulando lucros para diversos fins.

Além disso, foram identificadas outras irregularidades no Balanço Patrimonial da empresa, como contratações inadequadas de operações de financiamento e de capital de giro, que resultaram em uma redução significativa da dívida financeira bruta. A situção envolvendo a Americanas e seus ex-diretores continua sendo investigada pela PF e as autoridades competentes para esclarecer o caso e responsabilizar os envolvidos.

Sair da versão mobile