JUSTIÇA – Justiça Eleitoral inclui consultas populares nas eleições municipais em cinco municípios pelo Brasil neste domingo.



No próximo domingo, dia 6 de outubro, os eleitores de cinco municípios brasileiros terão a oportunidade de participar não apenas das eleições municipais, mas também de consultas populares que envolvem questões específicas de cada localidade. Essa iniciativa faz parte do processo democrático e da atuação da Justiça Eleitoral em promover a participação ativa dos cidadãos na tomada de decisões importantes para as comunidades.

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, os eleitores serão questionados sobre a aprovação da nova bandeira da cidade. O processo de votação será dividido em três etapas: inicialmente, o eleitor votará para vereador, em seguida para prefeito e, por fim, participará do referendo para decidir sobre a alteração da bandeira municipal. Para aprovar a mudança, o eleitor deverá inserir o número 1 para SIM ou 2 para NÃO na urna eletrônica, seguido da confirmação com a tecla verde.

Já em São Luís, capital do Maranhão, os eleitores terão a oportunidade de opinar sobre o passe livre estudantil no transporte público. A votação seguirá o mesmo padrão de escolha, com a tecla 1 representando o SIM e a tecla 2 o NÃO, seguido da confirmação.

Em Governador Edison Lobão, município do Maranhão, a consulta popular será sobre a mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão. Os eleitores terão a mesma dinâmica de votação, com as opções de SIM, NÃO e a confirmação.

Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul, terá os eleitores decidindo sobre o local de construção do centro administrativo do governo, enquanto em São Luiz (RR) a consulta será sobre a mudança do nome do município para São Luiz do Anauá.

O primeiro turno das eleições acontecerá neste domingo, e o segundo turno poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios que possuem mais de 200 mil eleitores. Esse processo de consulta popular, através de referendos e plebiscitos, contribui para a democracia e para a participação cidadã na vida política do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo