Justiça impede PF de Brasília de fazer operações com coletes vencidos
Os policiais federais do Distrito Federal estão impedidos, por ordem judicial, de saírem às ruas para operações com coletes à prova de bala da corporação vencidos.
A juíza federal Liviane Kelly Soares de Vasconcelos acolheu o mandado de segurança com pedido de liminar protocolado nesta semana pelo Sindipol-DF, entidade afiliada à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).
A decisão da Justiça atinge a sede da PF em Brasília e também a superintendência do DF. Segundo o Blog apurou, a superintendência pretende montar um esquema especial para permitir que os policiais usem coletes com validade, em caso de operações na capital federal. Nem todas as atividades da PF necessitam de coletes.
O Sindipol-DF argumentou no mandado de segurança que houve “omissão” das autoridades responsáveis por providenciar a substituição dos coletes balísticos da PF em Brasília. Muitos equipamentos de segurança venceram no dia 11 de janeiro.
Na avaliação da entidade, o eventual uso dos coletes vencidos “constitui ameaça à vida e à integridade física” dos policiais.
Diante do caso registrado em Brasília, a Fenapef pediu nesta quarta-feira (25) um levantamento, em todos os estados, para saber se, além do Distrito Federal, existem outras regiões na mesma situação.
Leia abaixo a nota da PF sobre o assunto:
NOTA A IMPRENSA – COLETES BALÍSTICOS
Brasília/DF – Sobre coletes balísticos disponibilizados a seus servidores em Brasília, a Polícia Federal informa:
1 – A PF dispõe de quantidade suficiente de equipamentos aptos a serem utilizados, dentro do prazo de validade, para o desempenho de suas atividades;
2 – No início desta semana, a Superintendência Regional no Distrito Federal determinou que todos os coletes eventualmente vencidos fossem recolhidos;
3 – A área operacional da PF no DF não foi prejudicada com a decisão, uma vez que há estoque suficiente para o desempenho das atividades;
4 – O processo de aquisição de novos equipamentos encontra-se em estado avançado.
g1
26/01/2017
