A cerimônia de posse foi marcada pela presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de diversas autoridades dos Três Poderes. Durante o discurso de posse, Herman Benjamim destacou a importância do STJ na promoção da inclusão social e ambiental no país, bem como defendeu uma maior representatividade de mulheres, pessoas negras e minorias na liderança do Judiciário brasileiro.
Herman Benjamin, natural de Catolé do Rocha (PB), está no STJ desde 2006 e é reconhecido por sua atuação nas áreas de direito ambiental e do consumidor. Em 2017, ganhou destaque ao ser relator do processo que julgou o pedido de cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, defendendo a cassação da chapa, apesar de seu voto ter sido vencido.
Já o vice-presidente, Luís Felipe Salomão, entrou para o STJ em 2008, vindo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e participou ativamente da criação de leis para a efetivação de métodos de arbitragem e mediação de conflitos no Brasil. Além disso, ele teve envolvimento na elaboração do anteprojeto de reforma do Código Civil, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
Com a posse de Herman Benjamim e Luís Felipe Salomão, o STJ inicia um novo ciclo de liderança, com a expectativa de promover avanços na jurisprudência e garantir uma atuação mais inclusiva e representativa dentro do Judiciário brasileiro.