JUSTIÇA – Grupo de trabalho é formado no Rio para buscar soluções pacíficas para a violência nos estádios.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou na última quarta-feira (23) a primeira reunião do projeto “Arenas Seguras”, com o objetivo de discutir estratégias para aumentar a segurança dos torcedores nos estádios. A reunião foi coordenada pelo desembargador Mauro Pereira Martins, que é membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A proposta do projeto é criar um grupo de trabalho de âmbito nacional, que será apresentado à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, para ser estudada a implementação de medidas para avançar na segurança nos estádios.

A principal preocupação que motivou a criação do projeto foi a morte de uma torcedora do Palmeiras, de 21 anos, que foi atingida por cacos de vidro no pescoço. Para o desembargador Mauro Martins, essa tragédia mostra a necessidade de se tomar medidas efetivas para garantir a paz nos estádios. Uma das possibilidades a serem avaliadas é o uso de controle biométrico e facial para monitorar e fiscalizar o acesso aos eventos esportivos.

O grupo de trabalho contará com a participação de profissionais como juízes, promotores, policiais e jornalistas que tenham algum envolvimento com eventos esportivos. O objetivo é buscar soluções para tornar os estádios e eventos esportivos mais seguros para a população.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Cardozo, ressaltou a importância de não calar a expressão das paixões dos torcedores devido à violência de alguns indivíduos. Ele destacou que ações violentas não podem prejudicar a alegria de um torcedor que já enfrenta muitas dificuldades no seu dia a dia. Por isso, o TJRJ e o CNJ estão unidos para garantir a tranquilidade do torcedor carioca.

O desembargador Mauro Martins enfatizou que o CNJ busca novos caminhos e soluções para tornar os estádios e eventos esportivos mais seguros para a população. Ele destacou que a violência no entorno do futebol tem aumentado, atingindo homens, mulheres, jovens e crianças que frequentam os estádios em todo o país. Nesse contexto, o CNJ tem se dedicado a refletir sobre medidas que tornem o ambiente mais seguro para que os torcedores possam comparecer aos estádios com suas famílias.

O projeto “Arenas Seguras” é uma iniciativa importante para garantir a segurança dos torcedores nos estádios. A participação de diferentes profissionais nesse grupo de trabalho certamente contribuirá para o desenvolvimento de medidas efetivas que possam ser implementadas em todo o país. A preocupação com a violência nos estádios é fundamental para que os torcedores possam desfrutar dos jogos de forma tranquila e segura. O objetivo é que todas as famílias possam ir aos estádios e vibrar pelo seu time de coração sem correr riscos.

Sair da versão mobile