É importante ressaltar que quem não compareceu ao primeiro turno das eleições também poderá exercer o seu direito ao voto neste segundo turno, inclusive aqueles que não justificaram a ausência anterior. A legislação eleitoral considera cada turno como uma eleição independente, portanto, mesmo quem não votar em nenhum dos dois turnos terá que justificar a ausência em ambas as ocasiões.
O voto é obrigatório para cidadãos com idade entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e pessoas com mais de 70 anos. Para votar, é necessário estar com o título eleitoral regularizado, mas mesmo que o nome do eleitor não conste no caderno de votação, ele poderá votar se seus dados estiverem corretos no sistema da urna eletrônica da sua zona eleitoral.
A identificação na hora do voto é feita mediante apresentação de um documento oficial com foto. Vale ressaltar que não é obrigatório levar o título de eleitor, bastando saber o número e o local de votação, que podem ser consultados online. No momento da votação, é importante lembrar de seguir as regras, como não utilizar celular, máquinas fotográficas ou equipamentos que comprometam o sigilo do voto.
Além disso, é vedado o uso de itens de propaganda que identifiquem partidos políticos, assim como a realização de carreatas, comícios ou qualquer forma de persuasão do eleitorado. Crimes eleitorais, como boca de urna e transporte ilegal de armas, estão sujeitos a punições previstas em lei.
Após o encerramento do processo de votação, os resultados serão divulgados e estarão disponíveis online para todos os cidadãos conferirem. É importante lembrar que a democracia depende da participação de todos, então não deixe de exercer o seu direito e dever cívico nas eleições municipais deste domingo.