JUSTIÇA – Eleições Suplementares em São Paulo: Eleitores de Mongaguá, Panorama e Bocaina Escolhem Novos Prefeitos Neste Domingo, Após Indeferimento de Candidaturas.



Neste domingo, dia 8, os eleitores de três municípios paulistas—Mongaguá, Panorama e Bocaina—retornam às urnas para participar de uma eleição suplementar que visa escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. A votação, que se iniciou às 8h e se estenderá até as 17h, foi convocada em decorrência do indeferimento dos registros de candidatura dos vencedores das eleições de 2024 pela Justiça Eleitoral.

Em Mongaguá, um eleitorado de cerca de 50 mil pessoas terá à disposição 17 locais de votação e 146 seções eleitorais. Os candidatos disputando a prefeitura são Cristina Wiazowski, do Partido Progressista (PP), acompanhada do vice Júlio Cezar de Carvalho Santos, representando o PDT, e Rodrigo Cardoso Biagioni, conhecido como Rodrigo Casa Branca, que concorre pelo União, tendo Renato Carvalho Donato do PSB como candidato a vice-prefeito.

No município de Panorama, a situação é um pouco diferente. Aqui, o eleitorado é menor, com aproximadamente 10 mil cidadãos aptos a votar. Os eleitores contarão com seis locais de votação e 39 seções eleitorais. As chapas na disputa incluem Dr. Giulio Pires, do PL, que tem Valdez de Brito, do União Brasil, como vice, e Daniel Genova, do PSB, que concorre ao lado de Inês Francisca da Silva Chiararia, do Republicanos.

Bocaina, por sua vez, apresenta um pleito em menor escala, com cerca de 8,6 mil eleitores. Os votantes podem se dirigir a cinco locais de votação, onde estão distribuídas 31 seções eleitorais. As quatro chapas que concorrem incluem Caio Crepaldi e André de Moraes, ambos do MDB; Jonas Marques e Evandro de França Antunes, do PDT; Camila dos Santos e Marcos Antônio Bodin, do PL; e Roberto Donizete, do PV, que tem Marlene Aparecida Meleto Tosi Zanutto, do Republicanos, como sua vice.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reforça que o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos, sendo opcional para analfabetos e para jovens de 16 e 17 anos, bem como para aqueles com mais de 70 anos. Para participar da votação, os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto ou utilizar o aplicativo e-Título, que deve exibir a foto do eleitor após o cadastramento biométrico.

Os eleitores que não puderem comparecer a seus locais de votação até às 17h deste domingo terão a opção de justificar a ausência utilizando o e-Título. Alternativamente, eles também podem apresentar justificativas até o dia 7 de agosto através do Sistema Justifica do Tribunal Superior Eleitoral, ou por meio de requerimento formal na zona eleitoral. Importante ressaltar que não haverá mesas de justificativa nos locais de votação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo