JUSTIÇA – Desmantelado esquema de lavagem de dinheiro do PCC em São José dos Campos; bloqueio de R$ 2,5 milhões e apreensão de bens de luxo foram realizados.

Na última quinta-feira, dia 28, ações coordenadas pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Civil culminaram em mandados de busca e apreensão em São José dos Campos. Os mandados foram emitidos em relação a suspeitos envolvidos em um amplo esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa de notório histórico de atuação no tráfico de drogas.

A operação resultou em três mandados cumpridos, além do bloqueio de bens de alto valor, incluindo veículos e imóveis, somando um total de R$ 2,5 milhões. A investigação revela que os suspeitos utilizavam empresas fictícias como um meio para realizar transações imobiliárias, com o intuito de esconder a origem e a propriedade de recursos financeiros que seriam, na verdade, oriundos de atividades ilícitas ligadas ao tráfico de drogas.

Os vínculos dos investigados levam a um ex-integrante do PCC, que já foi condenado na Operação Boate Azul, um marco na repressão ao tráfico de drogas na região, realizada em 2016. Este indivíduo, que já não está mais vivo, era apontado como o chefe do tráfico na zona sul de São José dos Campos.

A Operação Boate Azul, que destacou-se por suas profundidade e alcance, resultou na prisão de 23 pessoas ligadas a uma organização criminosa que dominava o tráfico de drogas na região mencionada. Além das prisões, as autoridades apreenderam mais de 100 quilos de drogas, além de armas e documentos que comprovavam a atividade ilegal dos envolvidos.

Desde a deflagração da operação até a sua segunda fase, em outubro de 2017, surgiram indícios de que até 30 policiais civis poderiam estar associados a essa organização criminosa. Dentre os denunciados, 26 foram condenados por improbidade administrativa, enfrentando penas severas que incluíram a perda de seus cargos e multas significativas. Esses eventos chocaram a população local e renovaram a discussão sobre a corrupção dentro das instituições de segurança pública.

Recentemente, em outubro de 2023, mais cinco pessoas foram condenadas por lavagem de dinheiro relacionadas a esse esquema, evidenciando a continuidade das investigações e a determinação das autoridades em desmantelar as redes que facilitam a operação da criminalidade organizada na região. Essa série de operações mostra não apenas a complexidade do problema, mas também a necessidade de ações firmes e coordenadas para combater o crime organizado e restaurar a ordem social nas comunidades afetadas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo