JUSTIÇA – Deputado federal André Janones indiciado pela PF por suposto esquema de “rachadinha” em seu gabinete, junto com ex-assessores, informa relatório final enviado ao STF.



A Polícia Federal (PF) concluiu nesta quinta-feira (12) o indiciamento do deputado federal André Janones (Avante-MG) no inquérito que investiga um possível esquema de “rachadinha” em seu gabinete. Segundo informações do relatório final, dois ex-assessores do parlamentar também foram indiciados pelos crimes de peculato, associação criminosa e corrupção passiva.

O ministro Luiz Fux, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), já recebeu o relatório da PF. A abertura da investigação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro do ano passado, após reportagens jornalísticas e denúncias de políticos da oposição apontarem que Janones teria solicitado o repasse de parte dos salários de ex-assessores para financiar suas campanhas eleitorais, por meio de áudios enviados pelo Whatsapp.

De acordo com a PF, houve um aumento significativo no patrimônio de Janones nos anos de 2019 e 2020, totalizando valores a descoberto de R$ 64,4 mil e R$ 86,1 mil, respectivamente. A investigação concluiu que esses elementos, somados a outras evidências, reforçam a suspeita da prática de “rachadinha” no gabinete do deputado.

A Agência Brasil tentou entrar em contato com o gabinete de André Janones para obter um posicionamento, mas até o momento não houve retorno. O espaço está aberto para manifestações do parlamentar ou de sua assessoria.

É importante ressaltar que a PF e a PGR continuam trabalhando nas investigações para apurar todos os detalhes do caso e garantir a transparência e a justiça. Novas informações devem surgir à medida que o processo avança e mais detalhes são revelados. A sociedade aguarda por justiça e punição para aqueles que venham a cometer crimes no exercício de seus mandatos políticos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo