JUSTIÇA – Campanha Um Só Coração: Cartórios lançam Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos para facilitar oficialização de vontade dos cidadãos

Os cartórios de todo o Brasil deram um grande passo nesta terça-feira (2) ao lançar um novo documento eletrônico que facilitará a oficialização da vontade dos cidadãos que desejam se tornar doadores de órgãos. Essa importante iniciativa foi anunciada em conjunto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha intitulada Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém.

A partir de agora, qualquer pessoa que queira doar seus órgãos poderá preencher a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em um dos 8,3 mil cartórios de notas espalhados pelo país, de forma gratuita. Essas autorizações estarão disponíveis em um sistema eletrônico acessível aos profissionais da saúde, para que possam comprovar o desejo daqueles que falecerem.

Quem decidir se tornar um doador poderá autorizar a doação de diversos órgãos e tecidos, como coração, pulmão, rins, fígado, entre outros. Esse processo pode ser iniciado através do site da AEDO, onde um formulário eletrônico deve ser preenchido e posteriormente enviado ao cartório selecionado, que agendará uma videoconferência para que a pessoa possa assinar o documento eletronicamente.

Após toda a tramitação, o documento ficará armazenado no Sistema Nacional de Transplantes e estará disponível no momento do óbito do doador. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, marcou presença no lançamento da campanha e ressaltou a importância dessa iniciativa para o aumento das doações de órgãos no Brasil.

De acordo com a ministra, no ano de 2023 as doações de órgãos possibilitaram 9.200 transplantes no país, representando um aumento de 13% em relação a 2022. Nísia Trindade enfatizou a importância da doação de órgãos e de sangue, e expressou sua confiança de que essa novidade contribuirá para salvar mais vidas. Para a ministra, o Brasil é uma referência no que diz respeito à doação de órgãos, e ela mesma é uma entusiasta dessa prática solidária.

Sair da versão mobile