Juros do cartão de crédito e do cheque especial continua acima de 300%

2017 registrou uma queda percentual nas duas modalidades, mas juros continua sendo um dos mais caros

Comparado ao ano de 2016, os juros médios das operações com cartão de crédito tiveram uma de queda de 163,1 pontos percentuais e no cheque especial recuou 5,6 pontos percentuais, em dezembro de 2017. Mas, mesmo com a baixa registrada, os juros do cartão de crédito e do cheque especial continuam acima dos 300%.

A grande baixa dos juros do cartão de crédito, que foi de 497,7% para 334,6%, está ligada às novas regras ditadas pelo Banco Central. Nelas, o consumidor só pode realizar o pagamento mínimo do valor total do cartão por um mês. E no mês seguinte, se o consumidor não pagar o valor toal, o banco não pode mais rodar a dívida. Se o cliente não parcelar a dívida, entra em outra linha de crédito, com o juro mais barato.

Mesmo com a queda dos juros do cartão, é recomendável que o cliente continue pagando o valor total da fatura, já que os juros continuam muito altos.

No cheque especial, a baixa não foi tão alta, indo de 328,6% para 323%, no ano de 2017. Ainda assim, a queda representa uma vitória, já que o cheque especial é uma das modalidades mais caras do país.

Porém, recomendam os economistas que os clientes evitem essa modalidade e opte por linhas mais baratas, como é exemplo do crédito consignado.

Sair da versão mobile