Os CVLIs englobam crimes como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Além da redução mensal, o acumulado de janeiro a julho também registrou queda, chegando a 9,7%. Ao todo, foram 607 crimes violentos este ano, contra 669 no ano passado. Esses números representam a maior redução da série histórica do estado, iniciada em 2023.
Em julho, a capital alagoana, Maceió, registrou 20 casos de CVLI, o que representa uma redução de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, houve apreensão de 40 armas e 218 kg de drogas, e os casos de roubos também apresentaram redução em diversas modalidades.
Em Arapiraca, no Agreste alagoano, a redução nos crimes violentos foi ainda mais expressiva, chegando a 70%. Apenas dois casos foram registrados em julho, contra sete no ano passado. A cidade também viu a apreensão de armas e drogas, assim como uma diminuição nos casos de roubos.
O governador Paulo Dantas e o secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, destacaram que os investimentos na área da segurança têm contribuído para os resultados positivos. Ambos ressaltaram a importância da integração das forças de segurança do estado e prometeram manter o compromisso com a redução da violência.
Os números apresentados são motivo de orgulho para Alagoas, segundo o secretário de governo Victor Pereira, que também ressaltou a conexão desses resultados com outros investimentos realizados no estado, como na educação e na economia. Com esses resultados positivos, o estado alagoano segue no caminho de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.