Durante a reunião, foi destacado o acirramento dos ânimos na região, porém, não houve aprofundamento da questão. O promotor eleitoral esclareceu que, no período eleitoral, os responsáveis pelo controle da propaganda eleitoral nas ruas são os membros do Poder Judiciário, deixando claro a atuação das guardas municipais e da Secretaria de Segurança do município de Junqueiro.
Uma informação importante que foi esclarecida durante o encontro foi a nomeação do juiz Alexandre Machado como presidente da 60ª Junta Eleitoral, atribuindo-lhe a responsabilidade de auxiliar na racionalização e otimização da prestação jurisdicional durante o período eleitoral, assim como inspecionar os locais de votação da Junta sob sua responsabilidade. A nomeação do magistrado ocorreu no dia 08 de agosto, juntamente com os demais juízes presidentes das Juntas Eleitorais de Alagoas, e não em função de uma suposta ação do Tribunal para prevenir a violência política em Junqueiro.
Por fim, a Polícia Militar de Alagoas informou que não há, até o momento, um incremento no número de policiais na região. Embora exista um pedido em andamento no Tribunal para reforço de tropas federais nos municípios de Junqueiro e Teotônio Vilela, este ainda não foi julgado pelo Pleno do TRE/AL. A situação segue em análise, sem definições concretas até o momento.