JUBs 2023 é aberto em Joinville com grande festa e participação de mais de 5 mil atletas de todo o país

A cidade de Joinville, em Santa Catarina, inaugurou na noite da última segunda-feira (9) a 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O Centreventos Cau Hansen recebeu uma grande festa para marcar o início do evento, considerado o maior de esporte universitário da América Latina.

Mais de 5 mil atletas de 320 instituições de ensino superior de todo o país foram reunidos para participar dos JUBs, representando as 27 federações universitárias brasileiras. Os jogos acontecerão até o dia 21 de outubro e incluirão competições de diversos esportes, como judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol, vôlei e até mesmo esportes eletrônicos, como League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire.

As disputas serão realizadas em diferentes locais da cidade, entre eles a Expoville, o Centreventos Cau Hansen, o Centro de Treinamento Ivo Varella, o Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, o Ginásio Abel Schulz, a Univille, a Associação Atlética Tupy e o Joinville Tênis Clube.

A cerimônia de abertura foi um verdadeiro espetáculo, destacando a cultura local de Joinville. A cidade é conhecida como a capital nacional da dança e a apresentação da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, que já venceu o Festival de Dança da cidade por dez vezes, foi o ponto alto do evento.

Além disso, o desfile das delegações contou com uma homenagem aos atletas da cidade. A bandeira da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) foi conduzida pelo mascote dos JUBs, o Joka, enquanto o jacaré Fritz, mascote de Joinville, carregou a bandeira da cidade-sede do evento.

Os juramentos foram feitos por atletas de destaque. João Guilherme de Mattos, jogador de vôlei da Unoesc e integrante da delegação brasileira no Mundial Universitário da China deste ano, fez o juramento do atleta. Já a velocista Ádria Santos, que é natural de Minas Gerais, mas reside em Joinville há 20 anos e é tetracampeã paralímpica, conduziu a bandeira do Brasil.

O acendimento da pira olímpica ficou a cargo da jovem Lhays Stolarski, atleta local de tênis de mesa e integrante da delegação brasileira no Mundial Universitário.

Com todas as emoções da cerimônia de abertura, os JUBs agora seguem com suas competições, prometendo dias intensos de disputas e emoções no esporte universitário brasileiro.

Sair da versão mobile