O Projeto Turismo do Saber, além de beneficiar estudantes de escolas públicas municipais, também se estende a adolescentes assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Ao todo, 225 meninos e meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e das unidades de acolhimento tiveram a oportunidade de participar do Projeto Turismo do Saber Social. Nesta quarta-feira(24), aconteceu o encerramento do projeto, no auditório do Senac , no bairro do Poço.
O Turismo do Saber Social é uma modalidade do Projeto Turismo do Saber da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semtur) e é voltado para a adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos, das unidades de acolhimento institucional e Serviço de Convivência da Semas. O Turismo do Saber tem o objetivo divulgar a cidade Maceió, mostrando a importância da atividade turística para professores e estudantes rede pública municipal, incluindo crianças e adolescentes atendidos nos equipamentos sociais da Semas.
Em 2017, o projeto teve um diferencial, os adolescentes do SCFV e das unidades de acolhimento, Casa de Passagem Feminina Luzinete Soares de Almeida e Acolher, que participaram do Turismo do Saber Social, serão contemplados com cursos profissionalizantes gratuitos do Senac na área de Turismo. Serão ofertados cursos como o de recepcionista, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, camareira, comprador, vigia e porteiro. Em 2018, serão ofertadas 100 vagas e em 2019, mais 100.
De acordo a secretária de assistência Social, Celiany Rocha, muitos desses adolescentes atendidos nas unidades da Semas nunca tiveram a oportunidade de conhecer os pontos turísticos de Maceió. “Esse projeto permitiu que pudessem conhecer melhor a cidade em que moram. É, ainda, uma grande oportunidade para que esses adolescentes já aprendam uma profissão e tenham uma perspectiva de vida melhor”, ressaltou.
Donglê de Oliveira, de 17 anos do SCFV Juvenópolis, participou do projeto. “O Turismo do Saber é um projeto muito interessante. Participar foi uma grande experiência para mim. Conheci lugares muitos legais. Vou agarrar com todas as forças essas oportunidade de fazer esse curso. É sempre bom aprender coisas novas”, disse o jovem.
Durante o projeto, a garotada visitou pontos turísticos da cidade, como a orla da Ponta Verde, as esculturas da praia, o totem Eu Amo Maceió e o Parque Municipal, acompanhados de uma guia de turismo e profissionais da Semptur. Antes dos passeios, os jovens participam de aulas teóricas para que compreendam a importância de fazer parte de uma cidade turística e saibam mais sobre os atrativos turísticos de Maceió e possam aproveitar mais as visitas.
Ascom