Segundo relatos de familiares, o relacionamento entre Maria e Daniel era marcado por ameaças de morte por parte do agressor. Ele cumpriu suas promessas macabras na frente dos filhos da vítima e do irmão dela, desferindo facadas contra Maria. O terrível crime foi presenciado pela mãe da jovem, que ouviu todo o ataque através do telefone.
Apesar dos esforços de testemunhas para socorrer Maria, a jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital. A Polícia Militar (PMDF) foi acionada e iniciou a investigação do caso, que está a cargo da 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul). Equipes policiais estão empenhadas na busca pelo suspeito, que fugiu após o feminicídio.
A população está consternada com a violência do crime e clama por justiça. Quem tiver informações que possam ajudar nas investigações deve entrar em contato com a Polícia Civil (PCDF) pelo número 197, com a garantia de sigilo total. O caso de Maria Mayanara Lopes Ribeiro evidencia a urgência de ações efetivas para combater a violência contra as mulheres e impedir que tragédias como essa se repitam.