Conciliando os estudos para um concurso das Forças Armadas e a faculdade, seu sonho de fazer parte da banda marcial do Exército foi interrompido com o diagnóstico de um tumor nas vias nasais. Passando por quimioterapias, enjoo, sangramentos e depressão, Naty teve que se adaptar a uma nova realidade, deixando de lado seus planos para enfrentar a doença.
Após uma cirurgia para a retirada do tumor, a artista foi diagnosticada com neuralgia do trigêmeo devido a complicações no procedimento. Inicialmente atendida pelo SUS, Naty conseguiu, através de uma ação judicial, garantir que seu plano de saúde cobrisse os tratamentos necessários. Durante os sete meses de internação em um hospital particular de referência em oncologia no Distrito Federal, a vida de Naty tomou um novo rumo.
Foi nesse ambiente hospitalar que a artista criou o projeto “Anjos do Jardim”, onde, através da música, conseguia levar esperança e alegria para outros pacientes, transformando o espaço em um refúgio de apoio mútuo. A iniciativa não só impactou positivamente a vida dos pacientes, mas também a de Naty, que viu na arte uma forma de superar as adversidades.
Além disso, a jovem músicista transformou seu diário de bordo em um livro intitulado “Conto sobre Milagres”, que busca não apenas relatar sua própria jornada, mas também sensibilizar sobre as dificuldades enfrentadas por pacientes oncológicos e suas famílias. Os recursos obtidos com a venda do livro são revertidos para custear tratamentos paliativos não só para si mesma, mas também para outros pacientes.
Atualmente, Naty está concluindo a faculdade de psicologia e se tornou uma ativista em prol de tratamentos mais humanizados para pacientes com câncer. Seu sonho agora é poder levar música e esperança através da arte para aqueles que enfrentam desafios semelhantes, mostrando que a arte pode ser um poderoso instrumento de cura e transformação.