Flávia sempre estudou em escolas públicas e chegou à USP através do Provão Paulista, sem ter uma segunda opção em mente. Ela escolheu a medicina ainda no primeiro ano do Ensino Médio, após participar de feiras de profissões e se apaixonar pela área.
Para a jovem, passar no curso mais concorrido do país e em uma das universidades mais prestigiadas foi uma grande surpresa, visto que a concorrência foi de 96,5 candidatos por vaga. Ela nunca imaginou que seria aprovada, muito menos em uma instituição tão renomada como a USP.
O primeiro contato de Flávia com a USP foi por intermédio de sua prima, que cursou Ciências Biomédicas na instituição. Foi ela quem presenteou a estudante com seu primeiro jaleco, e agora Flávia se prepara para bordar seu próprio nome nele.
Flávia tem o desejo de retribuir à sociedade através do SUS, já que utilizou o sistema de saúde pública ao longo de sua vida. Ela pretende dedicar sua carreira à pediatria, pois sempre teve um carinho especial pelas crianças.
A jovem garante que estudou muito para alcançar esse feito e ainda se surpreende com sua conquista. Seu objetivo agora é se tornar uma excelente profissional, contribuindo para a saúde pública e fazendo a diferença na vida das pessoas. A trajetória de Flávia inspira e mostra que, com esforço e dedicação, é possível alcançar os sonhos, mesmo diante das maiores adversidades.
Por isso, a história de Flávia Silva Pontes é um exemplo de superação e perseverança, que certamente inspirará muitos outros jovens a não desistirem de seus objetivos e acreditarem em seu potencial.