Segundo informações divulgadas pela imprensa espanhola, o empréstimo de Vitor Roque terá duração de um ano, com a possibilidade de renovação por mais uma temporada, até 2026. O Barcelona também definiu um valor para a opção de compra do jogador, estipulando em 25 milhões de euros a aquisição de 80% de seus direitos.
Vendido pelo Athletico Paranaense, Vitor Roque chegou ao Barcelona em janeiro deste ano, porém teve poucas oportunidades de atuar pelo clube, realizando apenas 16 jogos e marcando dois gols. Fora dos planos para a temporada 2024/25 da La Liga, o jogador não foi incluído na lista de inscrições da equipe catalã.
A trajetória de Vitor Roque no Barcelona foi prejudicada por uma lesão sofrida ainda no Athletico Paranaense, além de não ter conquistado a confiança do então treinador Xavi. Com a chegada de Hansi Flick ao comando técnico do clube, esperava-se que o atacante tivesse mais tempo em campo, mas as oportunidades não foram aproveitadas.
A decisão de negociar Vitor Roque também está relacionada à necessidade do Barcelona de equilibrar suas finanças e cumprir as regras do fair play financeiro. A saída do jogador abre espaço para novas inscrições na equipe e alivia a folha salarial do clube.
Inicialmente, a preferência do Barcelona era emprestar o atleta para um clube estrangeiro, evitando assim um adversário direto na liga nacional. No entanto, o desejo de Vitor Roque de permanecer na Espanha foi determinante para a negociação com o Real Bétis, que se tornou o destino provável do jogador.