Jornada dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher mobiliza Calçadão do Centro de Maceió.

Na manhã desta terça-feira (10), o Calçadão do Centro de Maceió foi palco da culminância da Jornada dos 21 dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher. O evento contou com a presença da Patrulha Maria da Penha e Grupos Vulneráveis, além das equipes da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), do Programa Ronda do Bairro e da Rede de Atenção às Violências (RAV).

A ação educativa realizada no local incluiu a distribuição de material informativo e orientações sobre a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no Estado de Alagoas. A edição de 2024 dos “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” teve início em 20 de novembro, visando conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres.

A campanha, que se estenderá até o dia 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, contempla pautas de equidade e direitos humanos com diversas atividades programadas. Vale ressaltar que a escolha do dia 20 de novembro para o início da jornada, também conhecido como Dia da Consciência Negra, levou em consideração o fato de que as mulheres negras são maioria entre as vítimas de feminicídio e de outros crimes motivados pelo machismo e pelo racismo.

O evento no Calçadão do Centro de Maceió foi uma oportunidade importante para discutir e sensibilizar a população sobre a importância de erradicar a violência contra as mulheres e promover a igualdade de gênero. A presença das autoridades e das equipes especializadas demonstra o compromisso do poder público em combater esse tipo de violência e garantir os direitos das mulheres.

Sair da versão mobile