A notícia da morte do atleta foi confirmada pela assessoria de comunicação do Hospital Albert Einstein, onde ele estava internado desde a última quinta-feira, quando desmaiou em campo durante o confronto com o São Paulo, no MorumBis, pela Libertadores.
O boletim médico divulgado no domingo já indicava a gravidade da situação de Izquierdo, que teve seu quadro agravado com a progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Internado na UTI do Einstein, o jogador estava dependente de ventilação mecânica.
Segundo os médicos, o desmaio em campo foi causado por uma arritmia cardíaca, seguido por uma parada cardíaca na ambulância a caminho do hospital. Foi necessário o uso do desfibrilador para reanimá-lo, mas, infelizmente, ele não resistiu.
Juan Manuel Izquierdo Viana iniciou sua carreira profissional em 2018, no Atlético Cerro, e passou por equipes como Peñarol, Montevideo Wanderers e San Luís, do México, antes de retornar ao Montevideo Wanderers e, posteriormente, ao Nacional. Em 2023, se destacou no Liverpool-URU, conquistando títulos, mas retornou ao Nacional em 2024.
A morte de Izquierdo causou comoção não apenas no Uruguai, mas também no Brasil, especialmente no elenco do São Paulo, que prestou homenagens ao jogador antes de um jogo. O meio-campista tricolor Michel Araújo, uruguaio, se emocionou durante a partida ao saber da piora do estado de saúde de seu compatriota.
O Campeonato Uruguaio foi paralisado em respeito a Izquierdo, e a Federação Uruguaia de Futebol ainda irá comunicar as novas datas dos jogos reagendados. A solidariedade e o sentimento de perda marcam o momento no futebol e na vida de todos que conheciam e admiravam Juan Manuel Izquierdo Viana.