Joe Biden desiste da reeleição e apoia Kamala Harris como candidata democrata em comunicado nas redes sociais.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, surpreendeu a todos neste domingo (21) ao anunciar que desistirá de concorrer à reeleição. Através de uma carta publicada em suas redes sociais, Biden destacou que foi uma grande honra servir como presidente e que, embora tivesse a intenção de buscar a reeleição, acredita que é do interesse de seu partido e do país se retirar e se concentrar em suas funções presidenciais durante o restante de seu mandato.

O anúncio de Biden ocorre após uma pressão pública e de parlamentares democratas que pediram que ele desistisse da corrida, especialmente após um desempenho fraco em um debate contra o rival republicano Donald Trump no mês passado. Com a decisão de Biden, o Partido Democrata agora terá que escolher um novo candidato para disputar contra Trump.

Especialistas apontam que a vice-presidente Kamala Harris, de 59 anos, aparece como a substituta natural de Biden. Em uma segunda publicação, Biden afirmou que a escolha de Kamala como sua vice-presidente foi a melhor decisão que tomou e declarou seu apoio e endosso para que ela seja a indicada do partido para concorrer este ano.

Joe Biden, que tem 81 anos e é o 46º presidente dos Estados Unidos, permanecerá no cargo até janeiro de 2025. Ele prometeu fazer um pronunciamento à nação ao longo da semana para esclarecer mais detalhes sobre sua decisão.

O anúncio de Biden foi recebido com surpresa e gerou especulações sobre os próximos passos do Partido Democrata, que agora terá que se reorganizar para enfrentar a próxima eleição presidencial. Este é um momento crucial na política americana e o desenrolar dos acontecimentos será acompanhado com atenção pela população e pela comunidade internacional.

Sair da versão mobile