Joe Biden declara emergência na Califórnia devido a incêndios; Trump culpa presidente por tragédia em rede social.

Nesta quarta-feira (8/1), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto declarando uma emergência de grandes proporções na Califórnia, que tem sido duramente atingida por incêndios devastadores. De acordo com informações da ABC News, ao menos cinco pessoas já perderam suas vidas e outras 70 mil receberam ordens para evacuar suas casas.

Os incêndios se espalharam rapidamente entre a noite de terça-feira (7/1) e quarta-feira, devido aos fortes ventos na região e às altas temperaturas, deixando a situação fora de controle. Diante disso, Joe Biden anunciou em sua conta no antigo Twitter (agora chamado de X) que orientou o Departamento de Defesa a disponibilizar rapidamente mais pessoal e recursos de combate a incêndios para a região afetada na Califórnia. O presidente também ressaltou a colaboração com a Guarda Nacional para lidar com a situação emergencial.

Aviões-tanques enviados por Biden se somaram aos recursos de outros estados do país que já foram encaminhados para o sul da Califórnia. Artistas mobilizaram-se nas redes sociais para encorajar as pessoas a obedecerem as ordens de evacuação emitidas pelas autoridades locais. A triste realidade dos incêndios foi amplamente divulgada pelas emissoras de TV nos Estados Unidos, mostrando a devastação das florestas e das residências.

Até o momento, as autoridades confirmaram cinco mortes em decorrência dos incêndios, com bombeiros entre os feridos no combate às chamas. Locais como Los Angeles, Passadena, Palisades Fire e Malibu estão entre os mais afetados, com 1,5 milhão de consumidores sem energia elétrica devido à tragédia. A situação é tão grave que algumas pessoas têm tentado conter o fogo por conta própria, utilizando utensílios domésticos diante da ausência de equipes de bombeiros.

Enquanto Biden busca soluções e apoio para enfrentar a crise, o ex-presidente Donald Trump culpou o atual mandatário e o governador da Califórnia pelos incêndios, alegando que medidas de prevenção foram negligenciadas. A situação é grave e exige uma resposta urgente para proteger vidas e evitar mais danos causados pelas chamas na Califórnia.

Sair da versão mobile