O álbum é composto por 10 faixas que mesclam músicas inéditas com “regravações afetivas”, sendo que algumas delas se apresentam em formato de pot-pourris. Através de seu repertório, João Gomes reverencia a rica cultura nordestina, transitando entre o xote e o pé de serra e conectando gerações por meio da música. O título “Pé de Serrita” simboliza esses laços, refletindo a música como uma raiz que brota da terra, ancorada no sertão e nas memórias afetivas do artista.
Entre as faixas que se destacam está “Vou Te Procurar / I Love You Baby”, que conta com a participação do cantor Pablo e traz uma fusão emocionante entre a sofrência e o romantismo. O álbum também se destaca por colaborações memoráveis, como em “Igual Meu Pai / Carro de Apaixonado”, ao lado de Sérgio do Forró, e no pot-pourri “Solidão de Um Caminhoneiro / Pra Não Morrer de Tristeza / Sabiá”, feito com João Bandeira. A faixa autoral “Eu Tenho a Senha”, que foi lançada originalmente em 2021, também é um dos pontos altos do projeto.
“Não há como escapar do que ‘Pé de Serrita’ representa: um João Gomes romântico, autêntico e profundamente conectado às tradições nordestinas. Ele, entretanto, não hesita em explorar novas sonoridades e interpretações que trazem frescor à cena musical”, disse um comunicado sobre o álbum. Essa nova fase da carreira de João Gomes promete continuar a ressoar entre os fãs e a crítica, solidificando seu lugar no cenário musical brasileiro.