João Fonseca, atual número um do Brasil e classificado em 25º no ranking mundial, busca não só uma vitória que o impulsione no torneio, mas também a chance de se medir contra o famoso Alexander Zverev, campeão de Roland Garros e principal cabeça de chave do evento. Zverev, que inicia sua jornada diante do tcheco Vít Kopřiva, é um adversário temido, especialmente após ter derrotado Fonseca nas quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo, em abril deste ano, em uma batalha acirrada que terminou em 2 sets a 1.
Vale lembrar que, no ano passado, Fonseca não conseguiu ir além da sua estreia em Halle, sendo derrotado pelo italiano Flavio Cobolli também em um jogo decidido em dois sets. Com poucos pontos a defender neste torneio, o brasileiro tem a oportunidade de melhorar sua posição no ranking ao avançar em suas partidas.
Antes da sua estreia na chave de simples, Fonseca teve uma experiência de jogo na grama de Halle, participando do qualificatório de duplas ao lado do alemão Daniel Altemaier. Juntos, os dois começaram bem, vencendo seus primeiros adversários tchecos e austríacos em sets diretos. Contudo, a alegria foi curta, pois na rodada seguinte foram eliminados pelos americanos Robert Galloway e John Peers.
A disputa nas duplas foi parte de uma estratégia para aprimorar sua adaptação a piso de grama, um aspecto crucial para sua preparação rumo a Wimbledon, que se aproxima. A expectativa em torno de sua performance hoje é alta, e torcedores brasileiros aguardam ansiosamente por um resultado positivo. O jogo promete ser um teste significativo para Fonseca, que se vê diante da oportunidade de reafirmar seu potencial no cenário do tênis internacional.





