Enfrentando a pressão da torcida argentina, que torcia pelo favorito da casa, Francisco Cerúndolo, Fonseca demonstrou frieza e venceu o adversário por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/1). Com essa vitória, ele se tornou o campeão sul-americano mais jovem na era ATP Tour e entrou para o Top 10 dos mais jovens campeões da história, superando até mesmo o lendário Pete Sampras.
O feito de João Fonseca recebeu elogios de grandes nomes do tênis, como Carlos Alcaraz, número 3 no ranking mundial, e Andy Murray, que manifestaram admirar o talento do brasileiro. Alcaraz, prata olímpico em Paris-2024 e vencedor de diversos Grand Slams, parabenizou Fonseca publicamente nas redes sociais, destacando sua impressionante performance.
A mídia esportiva internacional também se rendeu ao talento de Fonseca, com veículos como o argentino Diário Olé e o europeu Eurosport destacando a conquista do brasileiro. Além disso, as principais associações do tênis, como o ATP Tour e a Tennis TV, reconheceram o potencial do jovem tenista, chamando-o de “prodígio” e “o futuro”.
Com essa vitória histórica, João Fonseca mostrou que tem todo o potencial para se destacar ainda mais no cenário do tênis mundial, conquistando fãs e admiradores ao redor do globo. Seu desempenho em Buenos Aires certamente marcará o início de uma promissora carreira no esporte.