JHC lidera com 77% dos votos válidos em pesquisa para prefeito de Maceió e deve vencer no 1º turno.

 

Na reta final da corrida eleitoral em Maceió, a pesquisa Quaest encomendada pela TV Gazeta de Alagoas trouxe um panorama favorável para o atual prefeito JHC (PL), que busca a reeleição. De acordo com os dados mais recentes divulgados neste sábado (5), JHC aparece na liderança com 77% dos votos válidos, o que indica uma possível vitória no 1º turno das eleições, que acontecem neste domingo (6).

Os números revelam uma distância considerável entre JHC e os demais concorrentes. Em segundo lugar na pesquisa está Rafael Brito (MDB), com 16% dos votos válidos, seguido por Lobão (Solidariedade) com 4%. Lenilda Luna (UP) e Nina Tenório (PCO) aparecem com 2% e 1% dos votos válidos, respectivamente.

A margem de erro da pesquisa, que é de 3%, coloca JHC com uma faixa entre 74% e 80% dos votos válidos, enquanto Rafael Brito pode oscilar entre 13% e 19%. Lobão, Lenilda Luna e Nina Tenório estão empatados tecnicamente, com resultados entre 1% e 7%, 1% e 5%, e 1% e 4%, respectivamente.

A pesquisa, realizada pela Quaest em parceria com a TV Gazeta de Alagoas, ouviu 1.002 eleitores com 16 anos ou mais nos dias 4 e 5 de outubro. Para calcular os votos válidos, a Quaest considera as intenções de voto, o padrão de comparecimento eleitoral e o perfil dos eleitores de cada candidato.

Além disso, a pesquisa estimulada, que não apresenta nomes aos eleitores, também aponta JHC como líder. O prefeito atual tem 60% dos votos neste cenário, podendo chegar a 63% considerando a margem de erro. Rafael Brito aparece em segundo lugar, com 8% dos votos espontâneos, podendo chegar a 11% dentro da margem de erro.

Os demais candidatos, somados, obtiveram 2% das intenções de votos espontâneos. No entanto, 3% dos entrevistados afirmaram que não votariam ou votariam em branco.

Com a data das eleições se aproximando, a expectativa é que o cenário se confirme e JHC conquiste a vitória no 1º turno, conforme indicam as pesquisas mais recentes. A população de Maceió está prestes a decidir quem irá governar a cidade nos próximos anos, e os dados apontam para a continuidade do mandato de JHC.

Sair da versão mobile