A iniciativa do ACT tem como principal objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores rurais à terra. Atualmente, em Alagoas, cerca de 3.500 famílias já são beneficiadas pelo PNCF, que oferece condições especiais de financiamento de imóveis rurais para pequenos produtores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além da concessão da terra, os recursos provenientes do financiamento podem ser utilizados na estruturação da propriedade, na contratação de assistência técnica e no desenvolvimento do projeto produtivo, com o intuito de garantir que o agricultor seja capaz de desempenhar suas atividades de forma autônoma e sustentável.
Segundo o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, a cooperativa terá o papel de auxiliar na busca por recursos em instâncias federais e no processo de interlocução entre o Estado e as associações de comunidades rurais com demandas pendentes. Luciano destaca a importância da Carpil na promoção de programas de incentivo à produção rural, com o objetivo de combater o êxodo rural e valorizar a agricultura familiar.
Para o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a parceria estabelecida entre as instituições desempenhará um papel estratégico na expansão do Crédito Fundiário em Alagoas. Ele ressalta o compromisso do Iteral em gerenciar mais de 200 assentamentos do Crédito Fundiário no estado, acompanhando e apoiando as famílias beneficiadas pelo programa. O Crédito Fundiário é considerado pelo Governo Federal como um dos principais instrumentos para democratizar o acesso à terra, combater a pobreza no campo e fortalecer a agricultura familiar no Brasil.
