Essa proposta é resultado de uma sinergia entre diferentes setores do Itec, especialmente pelo trabalho conjunto do Escritório de Gestão Estratégica, Qualidade, Projetos e Proteção de Dados Pessoais e da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas. A ideia surgiu a partir de uma demanda das diretorias de Serviços de Tecnologia da Informação e Telecomunicação, e de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos. Embora tenha sido inicialmente concebido nas áreas de tecnologia, o programa foi expandido para incluir todos os colaboradores do instituto, reafirmando seu caráter inclusivo e de compartilhamento.
Durante essa primeira reunião, o tema abordado foi “Blockchain, Dados Públicos e Transparência: Desafios e Oportunidades na Rastreabilidade de Dados”, apresentado pelo especialista Emerson Martins. Com um doutorado em Ciência da Computação e mais de 15 anos de experiência na área, Martins também é professor e pesquisador nas áreas de Banco de Dados e Ciência de Dados. Sua palestra lançou luz sobre as complexidades e as possibilidades que a tecnologia blockchain pode oferecer para a administração pública.
Christiano Mendonça, diretor-presidente do Itec, salientou a importância desse novo espaço. Segundo ele, a “Sexta do Conhecimento” simboliza a valorização do vasto potencial intelectual que o instituto abriga. É um convite para que os servidores não apenas compartilhem saberes, mas também se inspirem mutuamente, promovendo uma cultura ainda mais robusta de colaboração interna.
O evento foi bem recebido pelos colaboradores e promete dar início a uma série de encontros que visam fortalecer a aprendizagem coletiva e a valorização do conhecimento dentro da instituição. O próximo encontro está agendado para o dia 3 de outubro, com o tema “Entendendo a LGPD no dia a dia”, marcando a continuidade desse ciclo de aprendizado e interação.