Israel divulga imagens do assassinato de Yahya Sinwar e fuga do chefe do Hamas com a família; vídeo expõe último dia.



Israel divulga novas imagens de assassinato de Yahya Sinwar e fuga do chefe do Hamas com a família; VÍDEO. Divulgação

Neste sábado (19), Israel chocou o mundo ao divulgar novas imagens do assassinato de Yahya Sinwar, ex-número 1 do Hamas. O líder do grupo extremista palestino foi morto há apenas dois dias, em um evento que gerou repercussão global.

No vídeo de apenas dez segundos, Sinwar é visto sendo monitorado e, em seguida, sentado perto de uma janela, quando é atingido. Além disso, as Forças de Defesa israelenses também compartilharam outra gravação, na qual o líder do Hamas aparece acompanhado de sua família – a esposa e dois filhos – em um dos túneis do Hamas em Gaza.

O material divulgado apresenta a data de 6 de outubro de 2023, um dia antes da invasão de terroristas a Israel, que deu início à guerra. De acordo com o porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari, Sinwar estava escondendo sua família e equipamentos, como camas, travesseiros, comida, água e uma televisão, dentro da rede de túneis subterrâneos do Hamas.

As imagens da operação que resultou na morte de Sinwar foram reveladas pela primeira vez na sexta-feira (18) pelas Forças de Defesa de Israel (FDI). No vídeo, um tanque posicionado a alguns metros de distância do local onde Sinwar se encontrava realiza disparos no edifício em Rafah, no Sul da Faixa de Gaza.

É importante ressaltar que na quinta-feira, Israel já havia exposto outro vídeo que mostrava os últimos momentos de Sinwar com vida. Ferido, o líder do Hamas é visto jogando um objeto no drone que realizava as filmagens.

A confirmação da morte do líder do grupo terrorista veio na sexta-feira, com o Hamas anunciando oficialmente a perda de Sinwar, que era visto como mentor dos ataques a Israel. Seu corpo foi reconhecido no dia seguinte, mas o grupo terrorista agora enfrenta um vácuo de poder, sem um comandante.

Esses eventos recentes geraram comoção e debates intensos sobre o futuro da região e a relação entre Israel e o Hamas. O mundo aguarda por mais informações e desdobramentos sobre esse episódio que abalou as estruturas geopolíticas do Oriente Médio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo