Israel Consegue Repatriar Corpos de Reféns Assassinados pelo Hamas Após Operação Militar em Gaza

Israel Repatria Corpos de Reféns Sequestrados pelo Hamas

Nesta quarta-feira, dois kibutzim israelenses anunciaram a repatriação dos corpos de Maya Goren e Oren Goldin, vítimas de sequestro pelo grupo terrorista Hamas. Em um comunicado oficial, o Exército de Israel confirmou que os cadáveres foram trazidos de volta ao país durante uma operação de resgate.

Os kibutzim Nir Oz e Nir Yitzhak receberam a notícia com um misto de alívio e tristeza. "Fomos informados esta noite de que o corpo de Maya Goren foi encontrado durante uma operação de resgate do Exército. Após mais de nove meses, ela poderá retornar para casa e ser enterrada", diz o comunicado dos kibutzim. Maya foi sequestrada nas colônias agrícolas de Nir Oz, onde mais de 72 pessoas foram levadas pelo Hamas em um ataque terrível no dia 7 de outubro.

A tragédia não poupou a família de Maya. Seu marido, Avner Goren, foi morto durante o ataque do Hamas no mesmo dia. O resgate de seu corpo marca o fim de uma longa e dolorosa espera para os familiares e para a comunidade local. O kibutz Nir Yitzhak também anunciou que havia sido informado sobre a operação de resgate do corpo de Oren Goldin, que fazia parte da equipe de emergência local e foi morto no ataque.

Essa notícia chega em um momento delicado para Israel e seu primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que faz uma visita oficial a Washington por convite de congressistas republicanos. Durante seu discurso ao Congresso americano, manifestantes pró-Palestina protestaram do lado de fora, expressando insatisfação com a postura do governo israelense. Ao mesmo tempo, familiares dos reféns se reuniram em frente à Embaixada americana em Tel Aviv, exigindo avanços nas negociações para a libertação de seus entes queridos.

Netanyahu, no entanto, não mencionou as negociações de cessar-fogo em seu discurso, apesar da pressão internacional contínua para um acordo. "A guerra poderia terminar se o Hamas se rendesse, desarmasse e devolvesse os reféns", afirmou o primeiro-ministro, sem oferecer soluções concretas para o fim do conflito.

Recentemente, o Fórum de Famílias dos Reféns e Desaparecidos anunciou a morte de outros dois reféns: Yagev Buchstab, de 35 anos, e Alex Dancyg, de 76. As mortes em cativeiro são, segundo o fórum, um reflexo trágico das consequências dos atrasos nas negociações.

O ataque do Hamas no sul de Israel resultou na morte de 1.197 pessoas, a maioria delas civis. Das 251 pessoas sequestradas, 115 ainda estão retidas em Gaza, e o Exército israelense estima que 42 já tenham falecido. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva contra a Faixa de Gaza, que resultou na morte de mais de 39 mil pessoas, principalmente civis, de acordo com o Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas.

A repatriação dos corpos de Maya Goren e Oren Goldin traz um pouco de conforto em meio a tanto sofrimento, mas o conflito continua a cobrar um preço alto em vidas humanas.

Sair da versão mobile