Em um notável contratempos para os consumidores de Maceió, uma padaria situada na Chã da Jaqueira foi impiedosamente temporariamente fechada pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), na quarta-feira (9). A ação punitiva se deu após inúmeros sinais de violações sanitárias, que apresentavam graves riscos à saúde pública. Entre as infrações identificadas no estabelecimento, estavam presentes a presença de dejetos e urina de roedores, a localização perigosamente próxima de veneno para roedores ao espaço de preparação dos alimentos, condições claramente insatisfatórias de higiene, armazenamento inadequado de alimentos e misteriosos produtos comercializados mesmo após o vencimento do prazo de validade
De acordo com Airton Santos, chefe especial da Visa, “flagramos a padaria interagindo com muitos cenários que precisam ser remodelados urgentemente, pois as circunstâncias encontradas na loja colocam a saúde da população de Maceió em perigo. Fomos forçados a intervir, exigindo que o estabelecimento reassuma sua organização antes que possa retomar suas operações.”
O estabelecimento recebeu intimação formal da Visa, seguida de uma autuação. Agora, o estabelecimento tem um prazo de 30 dias para se ajustar às normas sanitárias e apenas após a adequação, o recomeço de suas atividades será permitido.
O quadro de irregularidades capturadas pelas inspeções da Vigilância Sanitária Municipal poderia resultar numa multa para o estabelecimento. O valor da penalidade poderia oscilar entre R $ 180,00 e R $ 19 mil, com a variação refletindo a gravidade das infrações localizadas.
População pode denunciar irregularidades
Qualquer cidadão de Maceió que observar algum estabelecimento desrespeitando as normas sanitárias – colocando, assim, a saúde pública em risco – poderá registrar uma denúncia. Isso pode ser feito através do telefone (82) 3312-5495, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, ativo para o recebimento de mensagens de texto, fotos e/ou vídeos durante 24h, todos os dias. Qualquer denúncia será tratada de maneira anônima, garantindo assim a privacidade do denunciante.