Durante a ligação, Araqchi condenou os ataques militares dos EUA, Reino Unido e Israel contra o Iêmen, frisando que os EUA estão violando o direito internacional ao agir em nome de Tel Aviv. Ele denunciou uma “conspiração conjunta” entre EUA e Israel com o objetivo de enfraquecer e destruir os países islâmicos e dominar a região.
Além disso, o ministro elogiou o apoio do povo iemenita à Palestina, destacando a resistência contra os crimes e agressões por parte de Israel, que, segundo ele, falhou em atingir seus objetivos malignos, mesmo com o apoio de diferentes estados ocidentais.
Por sua vez, o chanceler iemenita Amer agradeceu o apoio do Irã ao povo do Iêmen contra as agressões hostis. Ele alertou sobre as tentativas dos EUA e Israel de assumir o controle da região, enfatizando a importância de as nações islâmicas unirem seus esforços para impedir que os inimigos alcancem seus objetivos.
Essas declarações demonstram uma tensão crescente nas relações entre o Irã, Estados Unidos e Israel, evidenciando um cenário complexo e delicado no Oriente Médio. As acusações e alertas feitos pelos chanceleres iranianos e iemenitas refletem a preocupação com possíveis interferências externas que possam impactar a estabilidade na região.