Para obter a guia de pagamento, os contribuintes devem acessar o site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) através do endereço online.maceio.al.gov.br. No site, é necessário informar o número de inscrição municipal, que pode ser encontrado em documentos relacionados ao imóvel ou em boletos de anos anteriores. Alternativamente, é possível utilizar o CPF do proprietário e o CEP do imóvel para realizar a emissão da guia.
Esta é a segunda vez que a Prefeitura oferece um desconto para o pagamento do imposto. Anteriormente, foi disponibilizado um desconto de 15%, mas essa oportunidade se encerrou no dia 31 de janeiro. Este ano, a Administração Municipal não enviará carnês físicos aos contribuintes, exigindo que todos realizem a retirada da guia exclusivamente pela internet.
A Sefaz alerta os cidadãos para que fiquem atentos a eventuais fraudes. O órgão não envia links, SMS ou mensagens por aplicativos de mensagens com códigos de pagamento. Para esclarecimento de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato através do e-mail fornecido no site ou visitando a sede da Secretaria, situada na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Além disso, a Sefaz oferece suporte através de postos de atendimento localizados nas Centrais Já! no Maceió Shopping e em Benedito Bentes, que funcionam mediante agendamento prévio pelo portal oficial da Prefeitura. Essa estrutura visa facilitar o acesso à informação e garantir que todos estejam em dia com suas obrigações tributárias de maneira eficiente.