O atual governador Paulo Dantas destacou o compromisso com o desenvolvimento do estado, mencionando a geração de mais de 10 mil empregos através de aproximadamente 300 projetos estruturantes em todo Alagoas. Durante uma visita recente ao canteiro do aeroporto, ele observou a mobilização de mais de 200 máquinas pesadas, responsáveis pelas etapas iniciais de terraplenagem e drenagem. A conclusão dessa fase está prevista para o início do próximo ano. A segunda etapa, envolvendo a construção do Terminal de Passageiros e a pavimentação da pista, deverá ser concluída até agosto de 2025.
Com investimento total de R$ 371 milhões, através de um financiamento com o Banco do Brasil, a operação do aeroporto será inteiramente privada, prevendo-se inicialmente de 10 a 15 voos semanais. O aeroporto também possui potencial para atender o transporte de cargas, devido à sua proximidade estratégica com o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. Essa localização privilegiada situa o Aeroporto Costa dos Corais como um elo entre os destinos turísticos de Recife e Maceió.
Ana Maria Carvalho, presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, afirma que a escolha de Maragogi para sediar o aeroporto foi estratégica. Maragogi é um destino popular, mas ainda sem um aeroporto. O novo aeroporto deve atender à demanda não apenas do litoral norte de Alagoas, mas também do sul de Pernambuco, gerando empregos e estimulando o crescimento econômico regional.
A expectativa é que o fluxo turístico na Costa dos Corais, composta por oito municípios alagoanos, atinja a marca de 1 milhão de visitantes anuais até 2028, segundo a Secretaria de Estado do Turismo. A infraestrutura crescente na região, incluindo o aeroporto e os novos empreendimentos hoteleiros, promete atrair um volume cada vez maior de turistas, consolidando a região como um dos principais polos turísticos do Brasil. O surgimento de hotéis de prestígio, como o Íbis Styles Maragogi, apoia essa previsão, destacando a importância do aeroporto na escolha do local para novos investimentos hoteleiros.
Renato Lima de Freitas, um turista em lua de mel, reflete sobre os impactos futuros, destacando que o aeroporto trará mais praticidade e valorização ao destino, aumentando a visibilidade de Maragogi e facilitando o acesso de turistas nacionais e internacionais. Para os profissionais locais, como motoristas de aplicativo e guias turísticos, a conclusão do aeroporto representa uma grande oportunidade de negócios e um aumento significativo de renda.
Por fim, a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, descreve a obra como revolucionária, com potencial para alterar substancialmente a dinâmica econômica e social da região, consolidando-a como um grande foco de interesse turístico a nível nacional e internacional. O Aeroporto Costa dos Corais está prestes a estabelecer uma nova era de desenvolvimento para o norte de Alagoas e além.
