Inventor do globo de neve, Erwin Perzy deixou legado criativo e original para a história de Viena, na Áustria.



A Áustria, país reconhecido por sua contribuição para a música clássica e intelectualidade, também é o berço de um dos itens mais famosos do mundo: o globo de neve. Criado por Erwin Perzy em 1900, o invento se tornou uma peça icônica da cultura austríaca e um importante ponto turístico de Viena.

Erwin, um jovem fascinado por produção e com conhecimento em concertar instrumentos cirúrgicos, teve a ideia inovadora enquanto trabalhava em um sistema de luz mais claro para salas de operação. Ao testar bolas de vidro para aumentar a luminosidade, ele começou a criar os primeiros projetos de globo de neve. Um dos itens que Perzy testou dentro do globo foi semolina, que apesar de não servir para iluminação, lembrou o jovem da neve.

Enquanto trabalhava no projeto de luz, Erwin também ajudava um amigo a criar uma miniatura da Mariazell Church, uma igreja em Viena. Ao colocar a miniatura dentro do globo de vidro com semolina, ele desenvolveu um dos símbolos mais memoráveis da época natalina. Apesar de haver controvérsias sobre as primeiras criações do globo de neve, Perzy foi o primeiro a patentear a ideia.

Atualmente, a família Perzy continua comandando o negócio e inovando. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a empresa lançou uma versão com miniaturas de rolos de papel higiênico que vendeu 1.600 unidades em 20 minutos. Além disso, globos de neve com personagens de filmes, casais, famílias e até réplicas das unidades que foram entregues aos ex-presidentes Ronald Reagan, Bill Clinton e Barack Obama estão disponíveis para compra na loja, mostrando a versatilidade e o sucesso duradouro do invento.

Assim, a história do globo de neve, desde sua criação acidental por Erwin Perzy até suas inovações atuais, demonstra a importância da Áustria na cultura mundial, não apenas como o berço da música clássica, mas também como o lar de inventores criativos e empreendedores de sucesso.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo